10 de fevereiro de 2012

7ª Arte

Moneyball


A concorrer para 6 nomeações (entre as quais melhor filme) está o grande filme desportivo do ano! Basicamente é um drama sobre baseball (que infelizmente não percebo nada) onde toda a trama é centrada numa equipa do meio da tabela da liga que não é lá muito folgada, economicamente falando. Assim encontramos Billy Beane (Brad Pitt), director desportivo dos Oakland A’s a tentar recompor uma equipa algo atormentada pela frustração depois de uma temporada gloriosa. O mote está dado e o objectivo é fazer dos A’s a equipa vencedora da nova temporada. Assim parece que nos damos de caras com mais um banal filme desportivo onde há uma série de problemas, mas que no final acaba-se tudo por resolver e acabam mesmo por ganhar. Mas este Moneyball, felizmente, foge muito ao estereótipo que se cria por vezes em volta destes mesmo filmes e, aliado a performances brilhantes de Brad Pitt e de Jonah Hill, catapulta o filme para um outro nível. Além de sermos brindados com as peripécias de um mundo quase desconhecido para os portugueses (o do baseball) também somos brindados com as próprias peripécias pessoas de Beane que trazem um lado mais emocional à obra que assenta que nem uma luva no geral do filme. Ainda conseguimos retirar desta excelente longa-metragem algo para reflectir enquanto sociedade, Moneyball mostra-nos, subtilmente, que o mundo é controlado pelos grandes, por aqueles que têm o poder e o dinheiro. Mas, através do espectacular testemunho dos A’s e de Beane, o filme deixa-nos com uma mensagem de esperança face a esta sociedade.
Em suma, é um merecido nomeado aos Oscars que merece toda a atenção que teve e está a ter, com excelentes interpretações e uma realização bastante eficaz, Moneyball despede-se de nós com uma das cenas mais emocionais e bem conseguidas de todo o filme.

Avaliação: 18/20

8 comentários:

  1. Quero muito ver este filme. estou muito curiosa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito, este tipo de filmes agrada-me, apesar de a crítica os matar sempre xD Quando me apetecer olha xD E NÃO ME TRATAS POR MONTE! Foste ver este ao cine xD?

    ResponderEliminar
  3. Não, então o que é que me querias dizer xD? Obrigado, também gostei desta tua do Moneyball! Eu gosto deste tipo de filmes desde pequeno, cativam-me mesmo... Já nem deve dar para apanhar, ontem vi panfletos do cinema, já nem estava lá, já deve ter saído de exibição em quase todo o lado...

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo,

    Não conheço o filme, portanto só posso acreditar naquilo, que tu dizes.
    Para te falar verdade, são poucos os filmes, que me agradam.
    Para ir ao cinema, temho de ir ver um filme, que até pode não ser muito badalado, nem com críticas muito favoráveis, mas eu tenho de o sentir.
    Sentir, "meter-me" na personagem, estar a viver o enredo.
    E depois as salas dos cinemas actuais não me dão gozo, entendes, são muito pequenas e o som está altíssimo.
    Claro, que não conheceste as boas salas de cinema, tão requintadas, tão íntimas...tão nossas.
    Ah! E ninguém comia pipocas. Aquele som estridente do mastigar, que me desencadeia as ideias.

    Bom fim de semana.

    Beijinho da Luz.

    ResponderEliminar
  5. De nada :-) Ok, LOL! Eu também já tenho esse, no worries xD My God, que preguicite aguda xD

    ResponderEliminar
  6. Tou memso a ver que este é um must see! Agora fiquei muito ansiosa para o ver :)

    ResponderEliminar
  7. Já vi o filme e apesar de por vezes ser confuso acompanhar pela quantidade de nomes e estratégias de jogo( do qual eu nadinha percebo), é interessante e gostei. :)

    ResponderEliminar