11 de dezembro de 2011

7ª Arte

Melancholia

Desde já tenho que referir que me é algo difícil avaliar um filme tão complexo como o Melancholia. Mas é isso mesmo que o torna tão especial e tão magnífico.
O filme arranca com um fantástico prólogo de 7 minutos com várias imagens e planos aterrorizantemente belos! Juntamente com a poderosa “Tristan and Isolde – Prelude” de Wagner, estas cenas iniciais despertam de imediato o espectador a fazer um exercício de introspecção, à medida que vários símbolos importantes no filme passam pelo ecrã.
Logo de inicio Lars Von Trier começa por mostrar o fim. Literalmente o fim… E com isso, como ele próprio disse, “queria deslocar a atenção do espectador do acontecimento em si para o cenário humano subjacente”. Assim, o cineasta demarca logo o que lhe é mais importante: o enredo humano no cenário apocalíptico de Melancholia. 
O tal enredo humano centra-se na relação de duas irmãs bem diferentes que vivem no seio de uma família bem disfuncional. Sendo Claire (Charlotte Gainsbourg) a mais racional das irmãs e Justine (Kirsten Dunst) a que se encontra num estado emocionalmente instável. O filme foi interessantemente dividido em duas partes, começando pela visão de Justine sobre o seu casamento falhado. A sua inconstância psicológica e debilitação mental foi entrave à felicidade deste casamento e aqui é interessante ver a performance brilhante de Dunst que teve um dos papeis da sua carreira.

A segunda parte do filme é centrada em Claire, que foi fantasticamente representada por Gainsbourg, e é nesta parte que o filme se supera a si mesmo! É aqui que temos a noção do impacto humano que esta obra tem. À medida que o planeta Melancholia se aproxima da terra o estado psicológico de Claire (o pilar racional daquela família) vai-se deteriorando e Justine, por seu lado, aceita com tranquilidade o inevitável: o final dos tempos. É estas duas atitudes diferentes que despertam a actividade reflectiva do espectador. E é este emaranhado de atitudes, fragilidades e sentimentos humanos que é tão interessante de ver, contemplar e analisar neste filme.
Melancholia acaba com uma cena poderosa, bela e perigosa! A combinação de imagem-som é tão brutal para com o espectador que quando os créditos surgem rodeado por um estridente silêncio e as luzes da sala se acendem, todos os espectadores ainda se encontram de olhos bem abertos a olhar para o ecrã e com a respiração ainda cortada por aquela cena feroz.


Avaliação: 18/20

11 comentários:

  1. já tinha curiosidade em ver este filme, depois de ler isto ainda fiquei com mais :) obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Eu também sou super pessimista, mas ontem depois de ver o WYN deu-me um vipe de felicidade, e decidi escrever xD Já estou a ver que tenho de me deslocar a um multiplex qualquer xD

    ResponderEliminar
  3. É excelente, LOL... O Drive estou mais apressado xD

    ResponderEliminar
  4. Quando vir ambos logo saberei de qual gosto mais xD

    ResponderEliminar
  5. Não sei, em vendo ambos logo tiro as minhas conclusões xD

    ResponderEliminar
  6. é pena, as pessoas estão mais habituadas a filmes mais mexidos, com mais acção, torna-se mais complicado concentrarem-se nas cenas mais lentas e apreciarem-nas assim x)

    ResponderEliminar
  7. Mesmo, gosto muito dela! Já viste o Contagion?

    ResponderEliminar
  8. Parece ser soberbo! Quero vê-lo agora!!! :)

    ResponderEliminar