19 de janeiro de 2014

As Grandes Omissões da Academia

Estamos em pleno rodopio de prémios e nomeações em mais uma Award Season que premeia o que de melhor foi feito em 2013. Por essa mesma razão as nomeações aos Oscars merecem o grande destaque aqui no blog.
Cada um de nós tem uma opinião bastante diferente no que toca a indicar os melhores do ano numa arte tão abrangente como o cinema, mas é inevitável contestar algumas decisões da Academia, principalmente quando a imprensa especializada já previa certos nomes como seguros mas que acabaram por se esquecidos pela Academia.

Tom Hanks, por Captain Phillips, em Actor Principal
Era um dos mais certos nomeados ao Oscar de melhor Actor mas acabou por ser esquecido nos 5 nomeados finais. Noutras premiações recebeu bastante destaque e era daqueles nomes que pareciam já inevitáveis de referir.

Joaquin Phoenix + Scarlett Johansson, por Her, em Actor/Actriz 
Joaquin Phoenix não era um nome tão forte quanto Hanks, mas era um dos nomes que figurou bastante outras listas, depois da nomeação pelo The Master o ano passado, o mesmo feito parecia bastante possível. Por outro lado, Scarlett não era das mais óbvias nomeadas, apenas figurou na lista dos Critics' Choice Awards, mas o seu trabalho poderia perfeitamente fazer parte das contas da Academia e se revelar numa daquelas surpresas que a mesma gosta de pregar.

Emma Thompson, por Saving Mr.Banks, em Actriz
Era uma das mais faladas pelo seu papel em Saving Mr.Banks, a sua não nomeação foi uma das grandes surpresas da lista da Academia deste ano.

Monsters: University em Animação


Por a categoria ter 5 nomeados e nenhuma outro premiação ter nomeado o Despicable 2, Monsters, por também ser um Disney Pixar, era um dos nomes que, mais provavelmente, seria indicado ao Oscar, acabou por ser ignorado.


12 Years a Slave em Fotografia

É quase um insulto a fotografia do filme de McQueen não ser considerada, visto que o filme não foi ignorado, tendo 9 outras indicações. No entanto o filme foi ignorado e quase que substituído por The Grandmaster, claramente o mais fraco da categoria.

The Wolf of Wall Street em Montagem


O mais recente filme de Scorsese foi ignorado pela Academia na categoria de montagem e não se sabe bem ao certo como, é das mais frenéticas e interessantes do lote dos nomeados.


12 Years a Slave em Banda-Sonora


As notas de Hans Zimmer e a sua música estão em perfeita harmonia com um poderosíssimo filme que é o 12 Years a Slave, é realmente uma pena. 




Estas são algumas dos grandes esquecimentos da Academia na minha opinião, quais foram aquelas que vos irritaram mais? :D

Sem comentários:

Enviar um comentário