17 de outubro de 2011

7ªArte

Scream 4

(Antes de tudo tenho a dizer que não vi nenhum Scream antes)

Vi este domingo à tarde o 4º filme desta icónica saga (não o devia ter feito, mas sempre pensei que o franchising não fosse nada de especial e que se podia muito bem começar a visualização por uma sequela) e fui despertado para este mundo de Wes Craven. Um mundo onde a sátira cómica a Hollywood e ao género de terror anda de mãos dadas com o suspense. 
O filme abriu logo com uma cena de auto-sátira brilhantemente montada, onde se brinca com as inúmeras sequelas de franchisings de terror que usam e abusam da mesma premissa vezes sem conta. A história está bem elaborada e as piadas e referências inteligentes estão bastante bem exploradas e convenientes! E um dos aspectos que mais gostei foi da oposição da geração de terror do século XX (encabeçada por Sidney) contra a geração do século XXI (liderada por Jill).
O elenco de luxo foi eficaz, destacando-se, na minha opinião, a eterna Neve Campbell (Sidney), a novata Emma Roberts (Jill) e a bem aparecida Hayden Panetiiere (Kirby). Em suma é bom filme de terror e um ainda melhor filme de comédia!A sequela  remata com uma frase magnífica de Sidney que fez todo o sentido tanto no filme como na realidade actual do mundo de franchisings de horrores: "You forgot the first rule of remakes; don't fuck with the original". 


Nota: 15/20

8 comentários:

  1. Nunca vi nenhum dos filme da franchise, mas começo a ficar curiosa. Mas, tendo em atenção o teu conselho vou começar pelo primeiro :)

    ResponderEliminar
  2. Oh LOL obrigado. :-) Gosto muito dos filmes do Scream.

    ResponderEliminar
  3. demorou, mas pelos vistos está tudo menos poluído!
    e obrigada querido ricardo. nunca vi este filme, mas parece ser óptimo!

    ResponderEliminar
  4. Já estou mesmo pelos cabelos, tenho de ver também...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. oh és um doce tão grande. um doce caído do céu:) obrigada pelas palavras Ricardo!

    ResponderEliminar
  7. Tens de os ver todos, apesar de só o 1º e o 4º serem algo de jeito... O Wes Craven também tem mais coisas boas, tem o 1º e o 7º Elm Street, o Red Eye, Music of the Heart, o Deadly Blessing, o Hills Have Eyes e Last House on the Left (os originais, não os remakes), enfim, muito bom terror, não é só Scream ;-)

    ResponderEliminar
  8. Já vi o filme e sinceramente não gostei...

    ResponderEliminar