29 de janeiro de 2013

7ª Arte - Django Unchained



É certo e sabido que quando se tem o prazer de ter um filme do Tarantino nas salas de cinema, a sua visualização por nossa parte, o público, é quase uma obrigação!
Quentin Tarantino volta à cadeira de realização e de argumentista e entrega-nos um Spaghetti Western com o seu Django Unchained que vem carregado de marcas únicas e específicas da realização deste senhor. E num período que Hollywood anda a estrangular por novas histórias e inovação, Quentin continua a mostrar o vigor do seu sangue e a emanar criatividade tanto no argumento como na sua peculiar realização. Trata-se verdadeiramente de um génio.

Django Unchained conta-nos a história de um escravo, Django(Jamie Fox) de seu nome, que foi libertado por um dentista alemão, Dr. King Schultz (Christoph Waltz) que nada mais é que um caçador de recompensas em pleno século XIX numa américa ainda esclavagista. A acção decorre e Django une-se com Dr. Schultz numa demanda a Candyland, plantação controlada pelo magnata Calvin Candie (Leonardo Dicaprio) à procura da sua amanha Broomhilda (Kerry Washington).
O filme começa com os créditos, bem à Tarantino e é nessa sequência que conhecemos Django, numa cena de clara homenagem ao cinema feito nas décadas de 60. Mas é com a entrada de Waltz e o seu caricato Dr. Schultz que ficamos, de vez, embrenhados no filme até ele acabar. A performance de Waltz é, simplesmente, carismática. Conquista-nos logo nos minutos iniciais e conseguimos criar uma empatia enorme com aquela personagem que nada tem a ver com o desprezível Col. Hans Landa de Waltz no Inglourious Basterds, como em muitos comentário eu vi por aí. Lá por serem ambos personagens alemãs num filme de Tarantino e representado pelo mesmo actor não quer isso dizer nada! Waltz brilha naquela personagem e dá-lhe um toque especial e único, nunca sentimos que aquele carismático “dentista” é semelhante ao nazi irritante de 2009.
Mas não é só Waltz que brilha nestas duas horas e meia de filme, Leonardo Dicaprio tem dos papéis mais fortes da sua carreira com o seu tirano Calvin Candie, o actor arriscou em aceitar tal papel, fazer de ser desprezível e de “mau da fita” não é bem a sua praia, mas agora digo com todas as certezas: ainda bem que o aceitou! Jamie Fox tem uma prestação interessante também, foi um forte protagonista mas muito ofuscado, na mesma, pelas performances brilhantes dos seus colegas coadjuvantes, Waltz e Dicaprio.
Os planos de Tarantino estão fenomenais e o seu pulso forte e, ao mesmo tempo, criativo na realização de Django Unchained é fenomenal, tão fenomenal que a Academia até teve medo de o nomear (raios a partam!). E estas duas horas e meia, que na minha opinião foram excessivas, visto que o clímax da acção não corresponde ao final do filme e, na minha humilde opinião, resultaria melhor se os dois coincidissem, foram sempre acompanhadas por uma curiosa banda sonora que vai de temas mais característicos dos Westerns até ao inesperado Hip Hop que, na verdade, foi uma escolha arriscada mas muito bem sucedida.

Isto é Tarantino, isto é cinema, isto é o vencedor dos Oscars (se o mundo fosse justo).

Avaliação: 18.5/20

19 de janeiro de 2013

You Look Aroused


A vibrante música começa a tocar e nós começamos a dar os primeiros passos com cautela. O corpo começa meio devagar, não respeitando o ritmo da batida seca da música, afinal de contas não me iria empenhar na dança sem antes receber um qualquer sinal de aprovação.
Devagar fomos dançando, nunca parando mas também nunca completamente entregues um ao outro. Finalmente ela correspondeu com apenas um ligeiro sorriso e aí o meu corpo soltou-se e o dela também. Dançamos e dançamos, desta vez ao ritmo da enérgica música e do descompassado coração.
No entanto este efémero momento acabou, outro parceiro apareceu e tu agarraste-lhe logo na mão, largando a minha de seguida. Eu continuei, continuei a dançar, como se nada tivesse acontecido. E ninguém, nem mesmo tu, reparou na minha quebra de ritmo, continuei a dançar de cabeça erguida e, por isso mesmo, ninguém deu conta do profundo golpe que me cravaste na carne!


13 de janeiro de 2013

Cinema 2012



Bem vindos à primeira edição dos LEFA aqui no Lata Enferrujada. Esta iniciativa pretende homenagear o cinema e o que de melhor foi feito em 2012 na mais alucinante de todas as artes! E é feita em colaboração com o ADAPT OR DIE, que também acabou de revelar os seus nomeados e para o qual também apelo ao voto! Estes são os grandes nomeados dos prémios do blog que respeitam o calendário de estreias nacional (Portugal). Há filmes que não tive oportunidade de visualizar este ano, por isso vejam aqui os pré-nomeados para saberem quais foram os filmes em consideração para esta premiação. O vosso voto também é muito preciso, nas categorias de voto livre em que quem tem o poder de eleger os melhores filmes são vocês! Por isso não percam mais tempo! É votar a partir das 15h de hoje até às 23h e 59 minutos de dia 8 de Fevereiro! :)

Melhor Actriz Principal:

-Meryl Streep (The Iron Lady)
-Emmanuelle Riva (Amour)
-Rooney Mara (The Girl With The Dragon Tattoo)
-Michelle Williams (My Week With Marilyn)
-Tilda Swinton (We Need To Talk About Kevin)


Melhor Actor Principal:

- Jean-Louis Trintignant (Amour)
- Brad Pitt (Moneyball)
-Jean Dujardin (The Artist)
-Ezra Miller (We Need To Talk About Kevin)
-Michael Fassbender (Shame)

Melhor Actriz Secundária:


- Judi Dench (007- Skyfall)
- Bérenice Bejo (The Artist)
-Carey Mulligan (Shame)
-Janet McTeer (Albert Nobbs)
-Nicole Kidman (The Paperboy)

Melhor Actor Secundário:

-Alan Arkin (Argo)
-Kenneth Branagh (My Week With Marilyn)
-Javier Bardem (007- Skyfall)
-Max Von Sydon (Extrimely Loud and Incredibly Close)
-Mathew Mcconaughey (Magic Mike/ The Paperboy)


Melhor Revelação:


-Rooney Mara (The Girl With The Dragon Tattoo)
-Léa Seydoux (Farewell, My Queen)
-Kara Hayward (Moonrise Kingdom)
-Alicia Vikander (Anna Karenina)
-Ezra Miller (We Need To Talk About Kevin/Perks of Being a Wallflower)

Melhor Elenco:
-The Artist
-Argo
-Shame
-We Need To Talk About Kevin
-Amour

Melhor Cinematografia:
-The Artist
-Hugo
-Moonrise Kingdom
-The Girl With the Dragon Tattoo
-Anna Karenina

Melhor Visual (Guarda-Roupa + Design de Prodrução):
-Farewell My Queen
-The Hobbit: An Unexpected Journey
-Moonrise Kingdom
-Hugo
-Anna Karenina

Melhores Efeitos Visuais:
-The Dark Knight Rises
-Life of Pi
-Prometheus
-The Hobbit: An Unexpected Journey
-The Avengers

Melhores Filme de Animação:
-Brave
-Paranorman
-Wreck-it Ralph
-Frankenweenie

Melhor Banda-Sonora:
-The Artist
-The Girl With The Dragon Tattoo
-Anna Karenina
-Cloud Atlas
-Hugo

Melhor  Canção (original ou não):
-Life's a Happy Song (The Muppets)
-Learn Me Right (Brave)
-Immigrant Love Song (The Girl With The Dragon Tattoo)
-Skyfall (007- Skyfall)
-Psycho Killer (Savages)

Melhor Argumento:
-Moonrise Kingdom
-The Descendants
-Amour
-Argo
-Perks of Being a Wallflower

Melhor Realizador:


-Martin Scorsese (Hugo)
-Michel Hazanavicius (The Artist)
-David Fincher (The Girl With The Dragon Tattoo)
-Ben Afleck (Argo)
-Michael Haneke (Amour)

Melhor Filme:


-The Artist
-We Need To Talk About Kevin
-Argo
-Moonrise Kingdom
-Anna Karenina
-Farewell, My Queen
-The Girl With The Dragon Tatto
-Perks Of Being a Wallflower
-Shame
-Tabu

Voto Livre

Nesta categoria o teu voto é imprescindível! Vota nas sondagens feitas do teu lado direito no blog! Podes votar as vezes que quiseres até às 23h59 minutos de dia 8 de Fevereiro.
Melhor Acção/Thriller:
-The Dark Knight Rises
-Looper
-The Girl With The Dragon Tatto
-007- Skyfall
-We Need To Talk About Kevin

Melhor Comédia:
-21 Jump Street
-To Rome With Love
-Young Adult
-Pesca do Salmão no Iémen
-Moonrise Kingdom

Melhor Drama:
-Farewell, My Queen
-Anna Karenina
-The Artist
-Tabu
-We Need To Talk About Kevin

Melhor Sci-fi/Fantasia:
-The Hobbit: An Unexpected Journey
-Looper
-The Cabin in the Woods
-Prometheus
-Cloud Atlas

Melhor Terror/Suspense:
-The Cabin in the Woods
-The Woman in Black

Melhor Blockbuster:
-The Dark Knight Rises
-The Avengers
-The Hobbit: An Unexpected Journey
-The Hunger Games
-The Amazing Spider-Man

Pior Filme:
-Bel Ami
-Jack and Jill
-Rock of Ages
-Paranormal Activity 4
-Ghost Rider: Spirit of Vengeance

10 de janeiro de 2013

Os Oscars e as suas irremediáveis surpresas...


Mais um ano passa e mais um ano fico surpreendido com as nomeações aos Oscars. Acho que são sempre as mais polémicas...
Fiquei muito contente por Amour ter conseguido 4 nomeações, sem dúvida. Contentes por Les Miserábles conseguirem 7 e o Anna Karenina 4. Contente por ver o DarioMarianelli nomeado para banda sonora e ver a Chastain na categoria de actriz principal. Por outro lado fiquei mesmo zangado pela Marion Cotillard não ter sido nomeada com o Rust and Bone. Mas pronto...
Mais um ano se está aqui deste lado feito louco a fazer previsões e mais um ano vou acompanhar tudo, até dia 24 de Fevereiro, o da cerimónia.
Lincoln é o que lidera as hostes, seguido do fraco Life of Pi ( -.-' ) e dos Miserables e do Silver Linnings Playbook.

Clica aqui para a lista completa
ps: Where the fuck is Moonrise Kingdom?!

9 de janeiro de 2013

O Cinema a ser homenageado


Os nomeados saem afinal a 13 de Janeiro de 2013. Já este domingo! Alguma previsão sobre os melhores filmes de 2012? Não se esqueçam que é com o calendário de estreias nacional (:

Estou ansioso! E vocês? 

3 de janeiro de 2013

A arrepiante melodia d'Os Miseráveis


 "Hathaway rouba-nos, momentaneamente, a alma e despedaça-a ao ritmo da sua desesperada voz e melodia, juntando ainda a sua performance colossal que nos deixa extasiados e boquiabertos perante tamanha entrega da jovem atriz que, posso desde já garantir, vai ser nomeada ao Oscar".
Clica AQUI para leres o artigo completo

Sim, agora colaboro com o Espalha Factos, para verem toda a minha opinião deste que é um dos filmes mais esperados de 2013 podem ir visitar o site. Já gora, gostem do EF no facebook que ele bem merece, assim até ficas informado sobre tudo o que se faz em termos de cultura :P


2 de janeiro de 2013

A premiação do Ano!

Estou empenhado em promover os Lata Enferujada Film Awards, aqui fica mais uma imagem promocional do mesmo... Sabem de que filme é isto retirado? E previsões? Há previsões dos filmes nomeados? Saiem já dia 14 (: