30 de setembro de 2010

SORRISOS ENFERRUJADOS!



Eu bem vos disse que tinha uma grande surpresa! Não foi na segunda mas é hoje! O Sorrisos Enferrujados decidiu fazer um "mini debate" entre os dois blogs associados a esta rubrica. Falamos da monarquia vs república, espero que gostem e que partilhem ideias connosco e, já agora, que entrei na discussão! Para vocês o que acham mais apropriado? Monarquia ou República?




Monarquia, sim ou não?



Pois, porque não? Assim, desde já, digo que defendo o regime monárquico que tanto tem sido atacado. Todos, sem piedade e sensatez, o atacam. Uns porque defendem (com todo o seu direito) antagónicos ideais, mas outros apenas porque sim, o que me irrita solenemente! Pois atrevo-me a dizer que mais de metade dos “republicanos” portugueses defendem a república apenas porque sim, pois a lei da comodidade fala cada vez mais alto nos dias de hoje.
Todos reclamam, todos se revoltam, todos protestam. Mas são raros os que argumentam como deve de ser!
A furiosa matilha de cães sedentos atira para o ar variados argumentos: não se pode votar, é uma grande injustiça, o rei pode ser burro, o sistema não funciona. Depois de ouvir os queixosos reclamarem por toda a infortunada injustiça que tanto praguejam eu lá respondo: O sistema não funciona? Relembro-vos então (pobres endrominadas vitimas) que a monarquia funciona. E funciona bem! Devo referir que a monarquia transmite ao seu povo um sentimento de segurança e nacionalismo excepcional, criando assim um regime estável, seguro e livre. Fora de crises políticas. Vejamos com vários exemplos: Noruega, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Japão. O que todos eles têm em comum? Saudáveis monarquias constitucionais parlamentaristas. Assim o argumento do não funciona é deveras estúpido para alguém que saiba o mínimo de actualidade! Pois se não funcionasse porquê que 8 dos 10 países com melhores condições de vida são monarquias? (Segundo dados da Newsweek de Agosto).
Espantados com a minha resposta os assanhados protectores da república relembram que o rei pode não ter vocação para governar. A isso respondo através de uma imprevisível pergunta: Não se pode perguntar a mesma coisa a vários incompetentes presidentes? Basta analisar passados eventos para ver que os presidentes estão longe de chefiar com perfeição uma Nação! Questiono-me também se as pessoas têm capacidade para eleger a cara da sua própria Nação. Ou não serão elas endrominadas por ilusórias, atraentes campanhas que custam fortunas?
Não será antes melhor um soberano que representa a Nação internacionalmente, que seja a imagem do país. Não será melhor um soberano politicamente neutro. Livre de favoritismos e de pressões partidárias? Afinal é tudo isto que esperamos dum presidente. Não seria muito melhor entregue a um rei, todo este papel?
Depois os republicanos já assustados finalizam com o derradeiro (e repetitivo) argumento: Não há liberdade para escolher o governo e o representante da Nação. Eu, irritado com o falso argumento, respondo: Caros senhores, o povo pode (e deve) continuar a votar a quem bem lhe aprouver para governar a Nação. Pois na monarquia constitucional parlamentarista o governo é eleito pelo voto do povo e a constituição é que é a suprema lei (não o rei!).
Enquanto ao representante da Nação volto a referir o que já foi mencionado: Nada melhor que um patriota rei para representar o país!
Os raivosos cães não proferem mais nenhuma palavra. Eu viro-me para eles e, de olhos nos olhos, pergunto: A monarquia é um regime assim tão retrógrado e abominável como vocês dizem? Ou serei eu o endrominado aqui?




Clique aqui! Para veres o lado republicano de PR"

19 comentários:

  1. Por momentos revi-me numa aula de Filosofia!!!
    Mas gosto da ideia, acho que é capaz de criar coisas engraçadas (também já li o lado da Republica)... O tema vem mesmo a calhar com o 5 de Outubro!!!
    Agora Monarquia ou Republica? Eu concordo mais com o sistema da Républica (é pena que ele muitas vezes não seja seguido em Portugal)

    ResponderEliminar
  2. Ahah, ya era isso :)

    Artes :b , tas em que ano ?

    ResponderEliminar
  3. CONCORDO PLENAMENTE !
    a música dá o toque final *-*

    ResponderEliminar
  4. Gostaste? *-*
    Mas a maneira como escreveste parece que estás a filosofar xD Até porque Monarquia faz parte da matéria de história o.o
    Já vi o teu facebook, e tinhas razão :b

    ResponderEliminar
  5. pois eram xD ahaha , é mesmo antigo :b

    ResponderEliminar
  6. eu adoro a voz dele ! eu acho que ele se devia lançar no estrangeiro , ainda por cima cantando bem inglês como ele canta ..

    ResponderEliminar
  7. Sabe de uma coisa? No fundo, no fundo, não vejo muita diferença entre as duas coisas. Tudo tem a ver com os interesses políticos.
    No momento em que eles são levados mais em conta, monarquia e república podem muito ser ser a mesma coisa.

    -
    Ah, nunca fui a Portugal :/ mas já ouvi muito falar. tanto bom quanto mal.
    no Brasil as coisas nem sempre são como as pessoas pensam ^^'
    ah, mas no Brasil há muuuitos sotaques diferentes. norte, nordeste, sul, sudeste... cada local tem o seu. até porque o Brasil tem o tamanho de um continente ;S

    ResponderEliminar
  8. óptimo óptimo :b
    Se queres que te diga, nem sei. Prefiro não me pronunciar em realação a isso xD
    Qunado te chamei feio e disseste que era lindo xD sim, és lindo, muahah :p
    O facebook ás vezes enerva-me também, está sempre a dar erro -.-

    ResponderEliminar
  9. Sim, a politica é definitivamente o teu futuro.
    Mas, meu caro, por muito isto e aquilo que a Monarquia seja, jamais podes dizer que é moderna. É impossivel juntares essas duas palavras numa mesma frase sem uma negação pelo meio.
    Voto no meu governo e voto no meu representante! Porque eu, tal como todos os portugueses, estamos por detrás desse representante e quem foi o Rei mais do que eu para puder representar uma nação inteira e eu não? Porque nasceu em berço de ouro?! Desculpa, não o é.
    Viva a igualdade, sabes?

    ResponderEliminar
  10. Tirando o horário imensamente pesado, ya é bué bacano :D

    Também :)

    ResponderEliminar
  11. Teoricamente é seguido em Portugal, mas na prática o que existe é uma républica disfarçada!
    Aqui a Répública não fuinciona porque Portugal decidiu criar a sua própria républica (o que não é muito bom)

    ResponderEliminar
  12. Tiveste razão só desta vez, não te estiques :o
    Tu não me podes obrigar :o

    ResponderEliminar
  13. Olha o meu é simplesmente uma merdee. Tardes livres ? Querias ! Nem horas de estudo xD

    "O que é que queres ser quando fores grande" ? :D
    Ahahaha

    ResponderEliminar
  14. eu de facto acho que a Monarquia é pelo menos um regime mais bonito x)
    Aquela cena dos Princepes e Princesas , acho piada :p
    Mas sim , concordo com os teus arguemntos.

    Está bem, mas olha que isto está quase uma telenovela por isso se a TVI lê isto , acaba com os morangos e cria uma série com aminha história (a)

    ResponderEliminar
  15. Hm, estudando a europa, acabei sabendo que possui várias línguas e dialetos diferentes :)
    Ah, mas o sotaque mineiro é MUITO diferente do meu (nordestino).
    Comparando, seria como Português do Brasil e Português de Portugal. xD

    ResponderEliminar