7 de agosto de 2010

Lata Morna 6!

Decidi recuperar as “crónicas” semanais que este blog teve (juntamente com o blog Warm Rain de Josephine), mas vou ser eu o único a faze-las. Ou seja: As “crónicas” Lata Morna serão a partir de agora um exclusivo do Lata Enferrujada (continuará com o mesmo nome) x)




Tema: Portugal, um dos países que mais inventa no mundo!



(Gare do Oriente)



Ao ver as notícias no Google (o meu jornal diário) deparei-me com esta boa (finalmente algo de bom!) notícia sobre os meus compatriotas lusitanos. Segundo uma notícia do IP Jornal Portugal é o país de Europa que mais inventa no ramo científico e empresarial, António Serra, presidente do IST (Instituto Superior Técnico) disse: é quase demasiado bom para ser verdade, mas o certo é que, no que diz respeito à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, Portugal está a crescer a um ritmo superior à média europeia» e acrescentou que « Ao nível da ciência já temos um desempenho comparável ao dos países mais desenvolvidos da Europa e até do mundo». A que se deve tal inovação portuguesa? Nós, país acatado e pacato por natureza. Será que quem contribui para este avanço português foi a situação alarmante dos dias de hoje (tanto económica como socialmente) que levou os portugueses a lutar por novas saídas, levou com que apostássemos em projectos inovadores para ver se conseguíamos dar um empurrão a nós mesmos para ver a saída que, lentamente, se aproxima.
O que me dizem agora caros leitores? Continuamos a ser um país pacato e passivo? Pois eu acho que não! Nunca o fomos, mesmo parecendo que sim. Nós, portugueses, sempre tivemos coragem a correr-nos no sangue! Somos puros e bravos lusitanos que nunca (nunca mesmo) viraram costas a uma boa aventura, pois somos dos povos que mais coragem tem de descobrir novos mundos e, por sua vez, de inovar. Aqui, no meu ponto de vista, encontra-se a verdadeira explicação para esta notícia fantástica! Somos lutadores e optimistas no meio do pessimismo característico dos portugueses, é isso que nos caracteriza!

6 comentários:

  1. É uma maneira optimista de encarar o povo português. mas se no meio desta indisciplina caótica em que nos inserimos, há alguém que inventa, descobre e sugere, só pode ser bom sinal. :D

    ResponderEliminar
  2. Tinhamos que ter alguma coisa de boa não? Já não era sem tempo...a unica parte chata é que geralmente os gajos que são bons no seu trabalho e colaboram na inovação e tal e tal, vão para fora porque aqui não têm apoios. Mas vá não vou estragar o momento de "Portugal é bonito" xD.

    Welcome back à lata morna!
    Beijo*

    ResponderEliminar
  3. É uma questão de habito...e um dia se souberes onde trabalho talvez compreendas ^^

    ResponderEliminar
  4. eliminaste mesmo :x... talvez tenha sido um bocado agressiva. eu acho que opinioes são opiniões e reprimi las ás vezes não ajuda a crescer.

    ResponderEliminar
  5. não me feriste, a falta de compreensão as vezes choca comigo só isso, continuo a gostar bastante do teu blog :)

    beijinhos

    ResponderEliminar